O que querem dizer todas as setas no painel do seu carro?

Uma das maiores alegrias do ser adulto é pesquisar e comprar um dos muitos carros à venda no mercado.

Obviamente, é necessário ter uma carteira de motorista para se conduzir um veículo.

Entretanto, por mais que alguém saiba dirigir, nem sempre a pessoa sabe os significados de todas as setas e luzes contidas no painel do carro.

De modo geral, as setas/luzes no painel do carro s√£o √ļteis para fornecer informa√ß√Ķes para o motorista a respeito do funcionamento do ve√≠culo.

Quando essas luzes est√£o devidamente acesas, elas apontam as fun√ß√Ķes mais importantes do carro em quest√£o.

Certamente que cada veículo possui um painel distinto do outro.

Quanto mais completo for um carro, quanto mais itens e equipamentos ele tiver, maior ser√° a quantidade de informa√ß√Ķes que o painel apresentar√°.

Confira a seguir os significados das luzes e das setas no painel do carro.

O que significam as luzes no painel do carro?

Em boa parte dos veículos, a cor da luz do painel de instrumentos significa o grau de gravidade do problema em questão.

Em outras palavras, a depender da cor da luz presente no painel, o nível de risco para o condutor e eventuais passageiros pode ser menor ou maior.

A cor vermelha representa um sinal de emerg√™ncia e o condutor necessita encaminhar o carro para o mec√Ęnico o mais r√°pido poss√≠vel para solucionar o problema.

Já as luzes amarelas, por sua vez, deixam o motorista alerta para alguma falha que não é assim tão grave, porém que merece uma atenção maior.

Agora, as luzes de cor azul, verdes ou brancas tem como propósito informar o condutor, como, por exemplo, avisar que a seta foi acionada ou então que o farol alto se encontra ligado.

Observe abaixo o que representam cada uma das luzes específicas do painel:

  • Luz do freio
    A luz do freio quer dizer que existe algum tipo de coisa errada com o sistema hidr√°ulico do freio. A coisa mais comum que ocorre √© o freio de m√£o estar acionado. Se porventura o freio de m√£o j√° estiver baixado, a poss√≠vel falha talvez seja o reduzido n√≠vel de flu√≠do no freio. Desse modo, recomenda-se que o carro seja averiguado por um mec√Ęnico, dado que o sistema de freio √© fundamental para a seguran√ßa do ve√≠culo.
  • Luz de inje√ß√£o eletr√īnica
    Depois que o condutor d√° partida no ve√≠culo, a tend√™ncia √© a luz de inje√ß√£o eletr√īnica desaparecer. Se ela n√£o se apagar, isso pode significar que o carro apresenta problemas no sistema de alimenta√ß√£o do motor, trazendo um impacto negativo na eleva√ß√£o do consumo e na emiss√£o de poluentes.
    Quando a luz de inje√ß√£o eletr√īnica continua acessa, os problemas podem estar presentes nas bobinas, velas, catalisador ou ainda nos bicos injetores. Outro poss√≠vel problema √© o carro ter sido abastecido com combust√≠vel ‚Äúbatizado‚ÄĚ.
  • Luz da bateria
    Sempre que se dá partida no motor, a luz da bateria se acende. Entretanto, se ela continuar acesa ou acender enquanto o carro estiver em movimento, isso quer dizer que esta bateria não foi corretamente carregada pelo alternador. Assim sendo, a perda de tensão pode deixar o carro sem energia e o motorista não conseguir ligar numa próxima vez. Quando o carro fica tempo demais parado, a bateria costuma dar problema. Desse modo, procure sempre usar minimamente o carro, para manter tudo funcionando.
  • Luz de pr√©-aquecimento das velas
    Se essa luz acender no painel de instrumentos, o dono do ve√≠culo provavelmente precisar√° efetuar a troca das velas. As raz√Ķes para esse problema podem residir no desgaste das mesmas ou ainda por causa de uma corros√£o nos componentes, provocada pelo uso de combust√≠vel de qualidade ruim.
  • Luz de controle de tra√ß√£o
    Nos carros que possuem tra√ß√£o 4×4, h√° o que se chama de sistema de controle de tra√ß√£o. Ele √© o encarregado por uma melhoria na distribui√ß√£o de for√ßa do motor entre as rodas, assegurando que o carro tenha uma estabilidade maior, quando o sistema de tra√ß√£o √© acionado. Ali√°s, quando esse sistema √© acionado, as luzes do controle de tra√ß√£o se acendem.
  • Luz de combust√≠vel
    A luz de combustível acende no painel de instrumentos assim que o carro entra no tanque de reserva. Ou seja, ela quer dizer que o carro está com o combustível quase acabando.
  • Luz das portas abertas
    Essa luz se acende, obviamente, quando as portas do carro est√£o abertas ou n√£o foram fechadas corretamente.
  • Luz do arrefecimento
    Ela faz referência à temperatura do líquido de refrigeração do motor. Quando essa luz surge no painel, isso pode representar algum tipo de problema na refrigeração do veículo, como por exemplo, um motor superaquecido ou então a falta de água.

Nesse caso, quando essa luz acender, √© fundamental que se desligue o carro e se espere o motor esfriar, para que assim se possa conferir o n√≠vel da √°gua. Se mesmo assim ela continuar acesa, √© preciso levar o ve√≠culo at√© um mec√Ęnico para uma averigua√ß√£o mais detalhada, pois existe o risco do motor fundir.

  • Luz do pisca alerta
    Como se pode imaginar, quando o pisca alerta é acionado, a respectiva luz relacionada a ele no painel se acende.
  • Luz do para-brisa
    Essa luz se acende quando o desembaçador é acionado.
  • Luz dos airbags
    Quando a luz do airbag se acende no painel, pode significar um problema grave com esse airbag. Pode-se dizer, por exemplo, que ele acabou n√£o funcionando se houve um acidente.
  • Luz das setas
    Quando o motorista vai se deslocar para a direita ou para a esquerda, ele precisa dar um sinal, o que é feito com a seta do carro. Se ele for para a direita, deve acionar a seta de direita; se for para a esquerda, deve acionar a seta da esquerda.

Quando as setas são acionadas, acende uma luz no painel correspondente à direção da seta acionada.

Agora você sabe o que significam todas as luzes e setas do painel do seu veículo. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!