Uma das maiores alegrias do ser adulto é pesquisar e comprar um dos muitos carros à venda no mercado.
Obviamente, é necessário ter uma carteira de motorista para se conduzir um veículo.
Entretanto, por mais que alguém saiba dirigir, nem sempre a pessoa sabe os significados de todas as setas e luzes contidas no painel do carro.
De modo geral, as setas/luzes no painel do carro são úteis para fornecer informações para o motorista a respeito do funcionamento do veículo.
Quando essas luzes estão devidamente acesas, elas apontam as funções mais importantes do carro em questão.
Certamente que cada veículo possui um painel distinto do outro.
Quanto mais completo for um carro, quanto mais itens e equipamentos ele tiver, maior será a quantidade de informações que o painel apresentará.
Confira a seguir os significados das luzes e das setas no painel do carro.
O que significam as luzes no painel do carro?
Em boa parte dos veículos, a cor da luz do painel de instrumentos significa o grau de gravidade do problema em questão.
Em outras palavras, a depender da cor da luz presente no painel, o nível de risco para o condutor e eventuais passageiros pode ser menor ou maior.
A cor vermelha representa um sinal de emergência e o condutor necessita encaminhar o carro para o mecânico o mais rápido possível para solucionar o problema.
Já as luzes amarelas, por sua vez, deixam o motorista alerta para alguma falha que não é assim tão grave, porém que merece uma atenção maior.
Agora, as luzes de cor azul, verdes ou brancas tem como propósito informar o condutor, como, por exemplo, avisar que a seta foi acionada ou então que o farol alto se encontra ligado.
Observe abaixo o que representam cada uma das luzes específicas do painel:
- Luz do freio
A luz do freio quer dizer que existe algum tipo de coisa errada com o sistema hidráulico do freio. A coisa mais comum que ocorre é o freio de mão estar acionado. Se porventura o freio de mão já estiver baixado, a possível falha talvez seja o reduzido nível de fluído no freio. Desse modo, recomenda-se que o carro seja averiguado por um mecânico, dado que o sistema de freio é fundamental para a segurança do veículo. - Luz de injeção eletrônica
Depois que o condutor dá partida no veículo, a tendência é a luz de injeção eletrônica desaparecer. Se ela não se apagar, isso pode significar que o carro apresenta problemas no sistema de alimentação do motor, trazendo um impacto negativo na elevação do consumo e na emissão de poluentes.
Quando a luz de injeção eletrônica continua acessa, os problemas podem estar presentes nas bobinas, velas, catalisador ou ainda nos bicos injetores. Outro possível problema é o carro ter sido abastecido com combustível “batizado”. - Luz da bateria
Sempre que se dá partida no motor, a luz da bateria se acende. Entretanto, se ela continuar acesa ou acender enquanto o carro estiver em movimento, isso quer dizer que esta bateria não foi corretamente carregada pelo alternador. Assim sendo, a perda de tensão pode deixar o carro sem energia e o motorista não conseguir ligar numa próxima vez. Quando o carro fica tempo demais parado, a bateria costuma dar problema. Desse modo, procure sempre usar minimamente o carro, para manter tudo funcionando. - Luz de pré-aquecimento das velas
Se essa luz acender no painel de instrumentos, o dono do veículo provavelmente precisará efetuar a troca das velas. As razões para esse problema podem residir no desgaste das mesmas ou ainda por causa de uma corrosão nos componentes, provocada pelo uso de combustível de qualidade ruim. - Luz de controle de tração
Nos carros que possuem tração 4×4, há o que se chama de sistema de controle de tração. Ele é o encarregado por uma melhoria na distribuição de força do motor entre as rodas, assegurando que o carro tenha uma estabilidade maior, quando o sistema de tração é acionado. Aliás, quando esse sistema é acionado, as luzes do controle de tração se acendem. - Luz de combustível
A luz de combustível acende no painel de instrumentos assim que o carro entra no tanque de reserva. Ou seja, ela quer dizer que o carro está com o combustível quase acabando. - Luz das portas abertas
Essa luz se acende, obviamente, quando as portas do carro estão abertas ou não foram fechadas corretamente. - Luz do arrefecimento
Ela faz referência à temperatura do líquido de refrigeração do motor. Quando essa luz surge no painel, isso pode representar algum tipo de problema na refrigeração do veículo, como por exemplo, um motor superaquecido ou então a falta de água.
Nesse caso, quando essa luz acender, é fundamental que se desligue o carro e se espere o motor esfriar, para que assim se possa conferir o nível da água. Se mesmo assim ela continuar acesa, é preciso levar o veículo até um mecânico para uma averiguação mais detalhada, pois existe o risco do motor fundir.
- Luz do pisca alerta
Como se pode imaginar, quando o pisca alerta é acionado, a respectiva luz relacionada a ele no painel se acende.
- Luz do para-brisa
Essa luz se acende quando o desembaçador é acionado. - Luz dos airbags
Quando a luz do airbag se acende no painel, pode significar um problema grave com esse airbag. Pode-se dizer, por exemplo, que ele acabou não funcionando se houve um acidente. - Luz das setas
Quando o motorista vai se deslocar para a direita ou para a esquerda, ele precisa dar um sinal, o que é feito com a seta do carro. Se ele for para a direita, deve acionar a seta de direita; se for para a esquerda, deve acionar a seta da esquerda.
Quando as setas são acionadas, acende uma luz no painel correspondente à direção da seta acionada.
Agora você sabe o que significam todas as luzes e setas do painel do seu veículo. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!