calcular IPTU no aluguel

Como calcular o valor do IPTU no aluguel?

Para quem está na busca por um apartamento para alugar em higienópolis ou um apto em Perdizes, não existe nada mais importante do que entender como funciona o cálculo do IPTU para achar o apartamento ideal que caiba no bolso de seu futuro locatário.

Aprenda agora mesmo como é o passo a passo a ser feito do cálculo do valor do IPTU do aluguel e encontre o seu novo lar doce lar no site da Mello Imóveis, uma renomada corretora de imóveis da região sudeste do Brasil.

O que é o IPTU e como ele é calculado?

O IPTU é a sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano, ou seja, ele nada mais é do que uma espécie de tributação dada pelo Governo Federal para os locais residenciais, com o objetivo de servir como uma fonte de renda para suprir as despesas básicas das cidades.

O cálculo do IPTU é feito através da ligação entre os seguintes itens: data de início do contrato do imóvel residencial, o valor e a quantidade de parcelas do IPTU, mais os dias totais de uso do imóvel no ano atual.

Quem é o responsável pelo pagamento do IPTU no aluguel?

Sobre a responsabilidade do pagamento do IPTU em caso de o apartamento em Higienópolis ou apto em Perdizes ser alugado, cabe naquele em que está firmado o contrato do imóvel residencial. 

Por exemplo, no caso da Mello Imóveis, ela é uma empresa que pode fazer a elaboração contratual em que o pagamento do IPTU pode ser feito tanto pelo inquilino, ou seja, o dono, quanto pelo proprietário, ou seja, aquele que alugou o imóvel residencial como a sua moradia no momento do contrato.

Como calcular o valor do IPTU no aluguel?

Para o cálculo preciso do valor do IPTU do aluguel, é necessário ter a data do início do contrato do imóvel residencial, o valor e a quantidade de parcelas do IPTU e os dias de uso do imóvel residencial no ano em mente. Segue o passo a passo e a fórmula abaixo do valor do IPTU de acordo com a quantidade de dias ocupados no imóvel no ano:

IPTU=(VPQP=TA)360QD

O valor da parcela (VP) é multiplicado pela quantidade de parcelas (QP), o que resulta no total do IPTU (TA) no ano. Seguido disso, o resultado é dividido por 360, que equivale normalmente aos dias do ano. Com isso, se obtém o valor da diária do IPTU. 

Para finalizar o cálculo do valor do IPTU, o resultado do valor da diária é multiplicado pela quantidade de dias em que o imóvel residencial é usado pelo proprietário no ano (QD). A partir disso, é achado o valor devido do IPTU do aluguel de apartamento para alugar em Higienópolis ou apto em perdizes.

Dicas para negociar o valor do IPTU no aluguel

Pagar o IPTU do aluguel pode ser um desafio e tanto e, para manter a credibilidade dos apartamentos, a Mello Imóveis conta com uma série de dicas na hora de negociar o valor do IPTU do aluguel.

Uma das mais importantes dicas seria fazer uma avaliação geral do imóvel residencial. Saber tudo sobre ele, como a sua infraestrutura e o seu tempo de desocupação, é essencial na hora de escolher um apartamento. Além disso, mantenha-se sempre disposto a fazer uma negociação que seja cabível, tanto às suas necessidades quanto àquelas do inquilino. Essa é, sem sombra de dúvidas, a alma do negócio. 

Onde encontrar informações sobre o IPTU em Higienópolis e Perdizes?

Para saber mais informações sobre o IPTU nos bairros de Higienópolis e Perdizes, acessar o site da prefeitura de São Paulo é o primeiro passo. Caso tenha interesse em alugar um apartamento, a Mello Imóveis é considerada uma das melhores corretoras de imóveis do estado de São Paulo, com uma variedade de apartamento para alugar em Higienópolis e apto em Perdizes.

Pagar o IPTU pode ser uma grande dor de cabeça, mas faça a escolha certa e escolha a Mello Imóveis, a única empresa como corretora de imóveis que conta com os melhores apartamentos da região sudeste do Brasil.