No livro os dragões, vemos como um grupo de seres humanos com habilidades mediúnicas poderosas e insatisfeitos com a ordem divina, se rebela e busca fazer se perder a humanidade.
Embora os feitos desses seres, se tratando de capacidades espirituais, possam parecer inalcançáveis, eles não são totalmente. A mediunidade ostensiva é uma das maiores capacidades espirituais que um ser humano pode ter, e ainda sim, é uma das menos compreendidas pelos espíritas.
O que é a mediunidade ostensiva?
A mediunidade ostensiva trata-se de uma forma de capacidade mediúnica que, diferentemente de outros tipos, é mais ativa e mais presente na vida do médium, mesmo que de um modo que fuja do seu controle, e que pode se manifestar de muitos modos diferentes.
A doutrina espírita ensina que todo e qualquer ser humano é um médium, em maior ou menor grau. O médium ostensivo, porém, é o indivíduo que possui uma mediunidade manifesta no maior grau, podendo essa mediunidade ser de diversos tipos ao mesmo tempo, ou manifestada por meio de somente uma forma de mediunidade.
Quais os sintomas da mediunidade ostensiva?
Normalmente, indivíduos que possuem essa forma de mediunidade e ainda não foram treinados para aprender a controlá-la, ou estão no início desse treinamento, apresentam uma série de sintomas, como por exemplo:
- Dores de cabeça frequentes;
- Visões de vultos e figuras humanas que não estão ali;
- Perturbações do sono;
- Sonhos estranhos ou pesadelos frequentes;
- Ouvir vozes de pessoas que não estão presentes;
- Sentir toques no seu corpo, mesmo estando sozinho;
- Flutuações frequentes de humor;
- Maior capacidade de se conectar com as pessoas;
- Intuição fortemente aflorada;
- Doenças frequentes sem causa aparente.
É importante lembrar, no entanto, que apesar de essas coisas serem sintomas de mediunidade ostensiva, elas também podem ser sintomas de problemas de ordem física e psiquiátrica, então além de procurar ajuda espiritual, é preciso também procurar ajuda médica.
Como desenvolver esse tipo de mediunidade?
O principal método para desenvolver a sua mediunidade é procurar ajuda de um centro religioso adequado, para que esse desenvolvimento possa ocorrer dentro de um ambiente seguro e controlado.
Contudo, também existem algumas formas de desenvolver essa habilidade por conta própria, que servem tanto por si mesmas quanto como forma de auxiliar o desenvolvimento em algum centro, por meio de alguns exercícios e práticas, como por exemplo:
Meditação
A meditação é uma das práticas mais conhecidas dentre espiritualistas, e traz benefícios não apenas para a mediunidade, mas para o corpo físico também. Para meditar você precisa apenas ficar em uma posição confortável, normalmente sentado, em um ambiente calmo e sem barulho. Feche os olhos, respire fundo, e deixe a mente fluir – não tente esvaziá-la ou controlar seus pensamentos, apenas sinta o momento.
Visualização
Exercícios de visualização também são muito eficientes. Porém, é preciso entender que visualizar não é apenas ver, mas sentir, ouvir. Ao visualizar algo, você deve perceber esse algo como se ele estivesse diante de você fisicamente.
Para realizar um bom exercício de visualização, assuma a mesma posição que em um exercício de meditação, e comece por imaginar formas geométricas. Com o tempo, atribua a essas formas uma cor, um cheiro, uma textura, e procure sentir cada uma dessas coisas como se estivessem fisicamente diante de você, depois, progrida para imaginar pessoas ou objetos.
Caderno de sonhos
Muitos dos contatos da espiritualidade conosco ocorrem por meio de sonhos. Ao anotarmos nossos sonhos em um caderno todos os dias, podemos perceber esses possíveis contatos, além de facilitar a realização de sonhos lúcidos e projeções astrais.
Quais as consequências de não desenvolver a mediunidade?
Embora muitas pessoas creiam que não desenvolver a mediunidade é “desprezar um dom divino” e isso pode atrair a “ira divina” ou algo assim, não é esse o caso. Porém, pela própria natureza deste dom espiritual, não trabalhá-lo pode acarretar em problemas para o médium.
Por exemplo, a maioria dos médiuns é capaz de absorver naturalmente as energias das pessoas, dos ambientes e etc., de modo que um médium que não for treinado para controlar seu dom inevitavelmente absorverá diversas energias, muitas delas negativas, e poderá ter problemas.
Do mesmo modo, um médium não treinado pode ouvir vozes e ver coisas de modo descontrolado, o que pode acarretar em um deterioramento da saúde mental. Por isso, é preciso sempre procurar auxílio espiritual (e também médico) para essas situações.
Onde comprar livro espírita?
O livro Os Dragões, assim como outras grandes obras sobre espiritismo e mediunidade, podem ser encontrados na loja da Editora Dufaux, a melhor editora sobre espiritismo e espiritualidade do Brasil.
A editora conta com um acervo incrível de autores, e livros produzidos com máxima qualidade por valores justos. Além disso, a editora também disponibiliza muitos de seus livros em formato digital, para o maior conforto do leitor. Acesse o site e aproveite!
Podemos ver no livro Os Dragões as consequências de capacidades espirituais mal utilizadas, e como isso pode ser problemático. Portanto, se você crê ser médium, estude, desenvolva suas habilidades e use-as para o bem, e lembre-se que a Editora Dufaux está aqui para te auxiliar com todo o material que você precisar para o seu desenvolvimento!